Os mercados são mesmo eficientes?

Uma fábrica de remédios anuncia uma nova droga que cura determinado tipo de câncer. Como o mercado irá reagir?
A Hipótese de Mercados Eficientes (HME) é a base de vários modelos para determinar o preço de ativos. A teoria é apoiada na suposição de que toda informação está disponível para todos e incorporada aos ativos. Os preços, nessa lógica perfeita, refletiriam o que todo e qualquer investidor sabe a respeito deles, sendo impossível alguém lucrar com uma informação exclusiva.
Mas também é comum no mercado financeiro a diferença, muitas vezes grande, entre os lucros de alguns investidores e dos demais. Em outras palavras, alguns investidores ganham muito mais do que os outros. Mas se a informação é a mesma para todos, não devia ser possível. A contradição que levou Sanford Grossman e Joseph Stiglitz a questionar: os mercados são mesmo eficientes?
O estudo “A impossibilidade da eficiência informacional dos mercados” questiona a HME. Grossman é formado pela Universidade de Chicago, onde obteve seu doutorado, e desenvolveu estudos na área financeira. Já Stiglitz recebeu o prêmio Nobel de Economia em 2001 pelo artigo “Os fundamentos da teoria dos mercados com informações assimétricas”, que também aborda a HME.
A ideia da eficiência Leia a notícia completa

Fechar Menu

Fique por dentro!

Receba nossas novidades direto no seu email!
QUERO RECEBER!
Fechar
Fique por dentro!