Criação de trutas no Sul de MG chega a 5 mil toneladas por ano

Maior produtor do Brasil aposta na truta salmonada para concorrer com o salmão chileno. Truta é fonte de renda para criadores da Serra da Mantiqueira
Um peixe que veio de longe encontrou, nas águas frias da Serra da Mantiqueira, um lugar ideal para se desenvolver. A truta, nativa da América do Norte, vive nos rios do país há mais de meio século.
Essa espécie precisa de água limpa e fria -quanto mais fria, melhor. No Brasil, ela se desenvolve em águas que ficam entre 10ºC e 20ºC.
Veja receitas com truta
A vazão também é importante, porque vai dizer o quanto de oxigênio tem na água, o que é o primeiro fator limitante dentro de uma criação.
Então, a pergunta diz assim: ‘Quantos peixes eu posso produzir?’ Eu retorno com outra pergunta: ‘Quanto de oxigênio você tem?’, ensina a veterinária Yara Tabata.
Ela trabalha em um centro de pesquisa ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo e estuda esse peixe há mais de 30 anos.
A espécie que mais se adaptou ao Brasil foi a truta arco-íris. Ela é mais alongada e cheia de pintinhas. A cor varia.
A cultura da truta vem avançado devagarinho: hoje existem cerca de 200 criadores, a grande maioria na Serra Leia a notícia completa

Fechar Menu

Fique por dentro!

Receba nossas novidades direto no seu email!
QUERO RECEBER!
Fechar
Fique por dentro!